Type to search

Com a evolução dos smartphones para os smartglasses, ainda vai sobrar espaço para os celulares antigos?

Tecnologia

Com a evolução dos smartphones para os smartglasses, ainda vai sobrar espaço para os celulares antigos?

Avatar

A tecnologia dos telefones celulares vem crescendo cada vez mais no decorrer dos anos. Seja com novas ferramentas ou dispositivos mais potentes, ela está em constante evolução. Aparelhos marcaram a história com funções simples, mas hoje em dia não os usamos com tanta frequência. Afinal, o que ainda utilizamos das primeiras gerações dos celulares? Em 1983, foi lançado o primeiro aparelho conhecido, o “pai” dos celulares: o Motorola DynaTAC 8000x transformou a tecnologia de comunicação global com sua autonomia de 30 minutos de chamada para sete horas de recarga. Pesando 700 gramas, com 33 centímetros de comprimento, o aparelho deu início a uma evolução dos dispositivos móveis que segue até os dias atuais.

Logo em seguida, tal revolução disparou em grande velocidade, tendo em 1992 o envio da primeira mensagem de texto da história. Em 1998, o famoso Nokia 6160 tornou os dispositivos móveis acessíveis à grande parte da população. Com o início dos anos 2000, a era dos smartphones tomou forma com o Nokia 3310 (mais compacto e com longa duração de bateria, o que atraía cada vez mais consumidores). A partir daí, os dispositivos ganharam cada vez mais funções, contando com câmeras, MP3, bluetooth, envio de e-mails, acesso à internet, tela touch screen e assim seguindo até as conhecidas por nós nos dias atuais. Os aparelhos evoluíram ao ponto de ter a capacidade de um computador, porém cabendo na palma da nossa mão e acessível em qualquer lugar!

Mas, afinal, quais as funções que ainda utilizamos que pertencem à “velha guarda”? Um aparelho celular de última geração dispõe de todas as funções anteriores. Entretanto, com os aprimoramentos que lhe proporcionam melhor desempenho, como defendido pela Lei de Moore, onde a evolução tecnológica é constante, incluindo cada vez mais capacidade de processamento e em menor tamanho. Porém, há uma parcela populacional que não consegue adaptar-se às inovações dos aparelhos celulares, recorrendo a dispositivos mais simples, que se encarregam de realizar as necessidades do consumidor. Com tantos aprimoramentos em grande velocidade, não estariam os aparelhos atuais perdendo sua principal função?

Não! Apesar de as ferramentas de um dispositivo de última geração sobrepor-se às anteriores, elas não deixam de cumprir sua função primária: realizar a comunicação. Como exemplo, o famoso aplicativo de mensagens WhatsApp, que reúne diversas ferramentas em um lugar só, em que o usuário consegue realizar tanto chamadas de voz quanto de vídeo e enviar mensagens de texto ou áudios. Entretanto, é inegável que houve diversas evoluções desde o telefone convencional, passando pelos celulares, chegando aos atuais telefones inteligentes (smartphones) e já nos preparando para a próxima geração: os óculos inteligentes (smartglasses).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *