Type to search

Consultor jurídico para empresas: descubra quais as formas de atuar como consultor empresarial 

Notícias

Consultor jurídico para empresas: descubra quais as formas de atuar como consultor empresarial 

Avatar
Antonio Augusto de Souza Coelho

O Direito é uma área muito ampla que dá aos profissionais diversas oportunidades de trabalho, explica o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho. Uma dessas oportunidades de trabalho tem como foco a atuação de consultor jurídico de empresas. Neste artigo, iremos apresentar formas de atuar como consultor de empresas sendo um advogado. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura, a seguir. 

Qual o papel do advogado na consultoria? 

Antes de entender o papel do advogado na consultoria, é preciso entender o que é a consultoria jurídica. Sendo assim, esse tipo de serviço prestado por um advogado ou escritórios de advocacia é responsável por oferecer orientação e assessoria legal às organizações e empresas em diversas questões relacionadas às operações comerciais. Assim, esse serviço visa a garantia de que as atividades realizadas pela empresa estejam conforme as leis e regulamentações, evitando prejuízo e danos. 

Dessa forma, segundo o advogado e consultor Antonio Augusto de Souza Coelho, um profissional formado em direito e com a OAB em mãos, desempenha um papel muito importante na consultoria empresarial, uma vez que é ele quem fornece orientação legal e estratégica para as empresas de diversos setores. A seguir, veremos algumas maneiras de atuar como advogado consultor de empresas e garantir o seu sucesso profissional e a segurança jurídica das empresas. 

Como um advogado pode atuar como consultor jurídico de empresas? 

Como dito anteriormente, o advogado desempenha um papel muito importante enquanto consultor de uma empresa. O advogado Antonio Augusto de Souza Coelho, comenta que tem crescido o número de empresas que procuram por profissionais desse tipo para terem orientação legal e saber quais são as estratégias de segurança em diversos setores empresariais, especialmente aqueles que demandam mais cuidado e são considerados de grande risco financeiro.  

Um ponto importante é que os consultores precisam ser advogados com especialidade em direito contratual, ou direito tributário, ou direito empresarial, entre outras especialidades relacionadas. O advogado e consultor Antonio Augusto de Souza Coelho, explica que em muitos casos, pode ser um diferencial o conhecimento em contabilidade na hora de atuar como consultor jurídico. Assim, um advogado especializado pode atuar como consultor da seguinte forma: 

  • Estruturação e formação de empres;
  • Contratos e acordos;
  • Compliance e regulamentação;
  • Propriedade intelectual;
  • Resolução de conflito;
  • Fusões e aquisições;
  • Emprego e trabalho;
  • Questões tributárias;
  • Internacionalização;
  • Assessoria geral.

Invista em especialização 

Como podemos observar, um consultor jurídico tem inúmeras oportunidades de atuação, no entanto, a especialização é fundamental para o exercício profissional, uma vez que profissionais habilitados passam mais confiança e credibilidade e conseguem atuar de maneira mais certeira, contribuindo e auxiliando efetivamente as empresas que desejam ter esse tipo de serviço tão importante para a construção e estruturação de empresas. 

Em resumo, a consultoria jurídica para empresa é fundamental e por isso deve ser realizada e prestada por profissionais habilitados nas áreas citadas anteriormente. Por isso, se você deseja atuar como consultor, lembre-se que a especialização é essencial e faz toda a diferença na hora da prestação desse serviço. Não deixe de buscar por cursos e especializações com reconhecimento e certificação para atuar com segurança, eficiência e responsabilidade. 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *