Amazon, Uber e Ifood: como caracterizar essas três empresas?
Para Juliano Luiz Casamalli, com o avanço da tecnologia e a necessidade de facilitar os meios de consumo, algumas estratégias de negócios foram ampliadas e promovidas para facilitar todo o sistema de compra e venda. Alguns exemplos de meios estratégicos podem ser observados nas empresas: Amazon, Uber e Ifood. Mas você sabe o que essas três companhias têm em comum?
Ora, ainda que elas ofereçam um serviço diferente — venda de produtos e serviços tecnológicos; venda de serviços de transporte e venda de produtos alimentícios —, todas são consideradas um modelo de negócio do mundo virtual, ou melhor dizendo, um Marketplace. Mas você sabe o que é, como surgiu, e quais os principais benefícios desse tipo de shopping? Neste artigo, comentaremos sobre cada um desses tópicos. Logo, se você tem curiosidade no assunto, essa é a hora de aumentar o seu repertório. Por isso, não perca mais tempo e leia o texto até o final!
Entenda o conceito do Marketplace
Conforme explica Juliano Luiz Casamalli, a Marketplace é uma plataforma digital que conecta vendedores e compradores, permitindo que produtos e serviços sejam comercializados de forma online. Em outras palavras, é uma espécie de shopping virtual onde diversas empresas ou indivíduos podem vender seus produtos ou serviços em um só lugar.
Quando surgiu o conceito de Marketplace
E esse conceito de Marketplace apareceu ainda na década de 1990, com o surgimento da internet e a popularização do comércio eletrônico. Grandes empresas como eBay e Amazon foram pioneiras nesse modelo de negócio, que consiste em uma plataforma online que conecta vendedores e compradores de produtos e serviços. Desde então, o Marketplace tem se tornado cada vez mais comum e popular em diversos setores do mercado.
Alguns exemplos de Marketplace
Inclusive, como acabamos de mencionar, a empresa Amazon e a eBay são alguns exemplos de Marketplace, certo? Mas conforme pontua Juliano Luiz Casamalli, para além desses, também existe:
- Mercado Livre;
- Airbnb;
- Uber;
- iFood;
- Submarino;
- Elo7.
E acreditamos que você já tenha usado algum desses serviços para facilitar a sua vida na hora de investir em algum produto, não é verdade?
Entenda as principais vantagens desse modelo de negócio
Aliás, vale a pena recordar as principais vantagens obtidas através dos seus serviços. Elas são:
- Maior alcance de público para os vendedores, que podem atingir uma base de clientes mais ampla;
- Facilidade de acesso para os compradores, que encontram uma grande variedade de produtos e serviços em um só lugar;
- Conveniência, já que o processo de compra pode ser feito de forma rápida e segura;
- Possibilidade de comparação de preços e qualidade de produtos e serviços de diferentes vendedores;
- Potencial para gerar receita para os proprietários do Marketplace por meio de comissões e taxas de transação.
Segurança ao usar o Marketplace
Ainda assim, muitas pessoas ainda não sentem total segurança em utilizar esse modelo de negócio. Contudo, conforme explica Juliano Luiz Casamalli, usar o Marketplace pode ser seguro desde que você tome algumas precauções, como verificar a reputação do vendedor, ler as avaliações dos clientes anteriores e verificar se o site possui medidas de segurança para proteger seus dados e transações. Além disso, é importante ter cuidado com ofertas muito boas para serem verdadeiras e nunca compartilhar informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito.