23.5 C
Brasil
terça-feira, maio 11, 2021
Início Tecnologia Só pagando: novos smartphones terão carregadores vendidos separadamente

Só pagando: novos smartphones terão carregadores vendidos separadamente

A primeira a indicar o fim do envio de um carregador e cabo na caixa do aparelho foi a Apple, e mais recentemente a Samsung e, logo, é possível que restem poucas companhias que adotem a prática. Os rumores mais recentes indicam que, nos aparelhos que serão lançados a partir do segundo semestre deste ano, só pagando separadamente para conseguir carrega-lo com a mais recente tecnologia. 

Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo, especialista na Apple, a empresa apostaria no iPhone 12 sem acessórios como forma de reduzir custos, já que a tendência é um mercado retraído em virtude dos efeitos da pandemia. A informação de que o iPhone 12 chegaria sem fones de ouvido já haviam sido divulgados por Ming-Chi Kuo. Em maio, ele informou que a Apple poderia criar uma promoção para encorajar a compra de AirPods por parte de quem migrar para o novo modelo de iPhone.

Leia nesta edição: os voluntários brasileiros na linha de frente da corrida pelo imunizante e o discurso negacionista de Bolsonaro após a contaminaçãoVEJA/VEJA

Já a Samsung, planeja abandonar o envio dos dispositivos com a justificativa de que grande parte dos consumidores já possui um e por, supostamente, baratear o preço do smartphone na venda. Contudo, considere que um carregador rápido da Samsung de 15W custa cerca de 100 reais no site da companhia. A vantagem fica pra quem?

Há também a razão ecológica que cerca a industria de eletrônicos. Ambientalistas criticam as fabricantes de smartphones por venderem aos consumidores itens que são básicos e que provavelmente eles já possuem em casa. Estes acessórios “desnecessários” contribuiriam para o acúmulo de lixo eletrônico. Essa já é uma das justificativas, digamos assim, questionáveis, mas usada para explicar o motivo pelo qual os cabos de carregadores da empresa de Tim Cook serem pouco duráveis. No passado, foi retirado o PVC, que garante flexibilidade resistência, mas que traz prejuízos ao meio ambiente.

Como as duas líderes costumam ditar as tendências e direções do mercado, é possível que logo as marcas que ainda embarcarem acessórios em seus dispositivos terão isso como diferencial, atraindo a atenção dos que não querem pagar sempre mais por cada vez menos.

 

 

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Entenda o que é andropausa

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de...

“Agora a marca falará com as mães”, diz criador da Galinha Pintadinha

Ao lado do sócio Juliano Prado, o publicitário Marcos Luporini criou a bem-sucedida personagem infantil Galinha Pintadinha. A avezinha azul está próxima de bater...

Pessoas mais velhas são mais polarizadas nas redes sociais

Um novo estudo, conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores do Chile, Colômbia, Brasil e Argentina, revelou que internautas mais velhos são os maiores...

Saiba quais os tipos de máscaras faciais e seus benefícios, por Deise Zuqui

A skincare é um dos segmentos que mais evoluiu durante a pandemia. Deise Zuqui, empresária, fashionista e apaixonada por cuidados com a...