33.8 C
Brasil
terça-feira, junho 15, 2021
Início Tecnologia Pandemia acelera a transformação digital e reconfigura a atuação de TI

Pandemia acelera a transformação digital e reconfigura a atuação de TI

O mundo está cada vez mais online. A transformação digital, que antes era apenas um futuro não muito distante, tornou-se realidade para muitas companhias. Para lidar com os desafios que surgiram durante a pandemia, segundo estudo da consultoria International Data Corporation (IDC), 62,8% das organizações brasileiras empregaram um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável; 52,4% conectaram organizações e indivíduos, independentemente de sua localização; 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e 38,7%, gerando confiança nos clientes.

Essa mudança acelerada trouxe à tona a complexidade dos processos de TI que necessitam de profissionais capacitados. Para atender a essas demandas de inteligência, infraestrutura e negócio de grandes empresas, há fornecedores de tecnologia que oferecem equipes para realizar esses serviços especializados. A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, possui em seu portfólio o Serviços Profissionais, que é um conjunto de ofertas de consultoria, desenvolvimento e operação de projetos customizados de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para empresas, públicas ou privadas e de todos os segmento de atuação. 

Como funciona? 

O serviço disponibiliza equipes multidisciplinares e capacitadas para realizar atividades consultivas, customizar projetos ou operar o dia a dia da infraestrutura das empresas. “Nossa estratégia com o Serviços Profissionais é entregar ao cliente corporativo performance e comodidade, tratando das questões básicas às complexas de forma consultiva e customizada, utilizando a robustez do nosso portfólio e da nossa expertise no universo de TICs”, diz Rodrigo Shimizu, diretor de marketing da Oi Soluções.

O conjunto de ofertas oferece módulos críticos para os negócios dos clientes, como o Centro de Controle de Serviços, voltado para a operação de infraestrutura e serviços de TI para suporte ao ambiente tecnológico e de usuários, com processos automatizados e indicadores predefinidos. Na gestão de cloud, a Jornada para Nuvem e Container atua no levantamento, planejamento técnico e financeiro, desenho de arquitetura e das fases de migração da infraestrutura e aplicações para ambientes de nuvem pública, privada ou híbrida. 

No módulo Gestão da Segurança de Sistemas, o diagnóstico da infraestrutura de TI permite realizar o mapeamento lógico de todos os artefatos e objetos, como regras de firewall, portas abertas, fechadas, proxys, IPs (Protocolos de Internet), load balancer, diagnóstico de desempenho e vulnerabilidades, entre outros. Já o Suporte Técnico apoia a gestão e a manutenção de sistemas operacionais em redes, help desk e banco de dados e storage. E, por fim, o módulo Fábrica de Software, destinado ao desenvolvimento de aplicações e softwares em modelo ágil.

Outro benefício ao contratar um provedor de serviço profissional é não ter o risco de perder um funcionário qualificado, já que é alta a demanda por especialistas em tecnologia no mercado. Com o serviço, a companhia pode contar com um pool de profissionais que permite a rápida reposição sem riscos para a empresa. Nos projetos customizados, geralmente é preciso deslocar um time e montar uma estrutura para o desenvolvimento. A Oi Soluções possui laboratórios, além de mão de obra especializada, que atendem a essas demandas.

A Oi Soluções tem investido em seu portfólio de TIC para o segmento nos últimos três anos e provê soluções que se baseiam na robustez e abrangência da rede Oi, com cerca de 400 000 quilômetros de fibra ótica e uma capilaridade de mais de 36 000 técnicos de campo. Hoje, a companhia atende 57 000 empresas, entre públicas e privadas, distribuídas pelo país, com serviços de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz. O Serviços Profissionais pertence à família de Serviços Gerenciados.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Criador de empresa que ajudou a capturar Bin Laden fala em painel na terça

Joe Lonsdale participará nesta terça, às 19h30, do segundo painel da edição deste ano do Brazil at Silicon Valley, evento organizado por ex-alunos brasileiros...

Itaú é primeiro banco do país com agência conectada ao 5G

O Itaú, em parceria com a Vivo Empresas, é o primeiro banco no país a ter uma agência física utilizando o padrão de conectividade...

Jeff Bezos: Para o alto e avante

Iates e jatinhos todo bilionário tem. Já o dono da Amazon, Jeff Bezos, o maior de todos os ricaços, tem um foguete para chamar...

Startups tornam real o sonho dos carros voadores

Em 2050, 9,8 bilhões de pessoas estarão vivendo na Terra. Quase 70% delas em centros urbanos, o que impõe enormes desafios ao transporte público....