25.6 C
Brasil
segunda-feira, setembro 20, 2021
Início Mundo Talibã toma Palácio Presidencial e EUA relatam incêndio em aeroporto

Talibã toma Palácio Presidencial e EUA relatam incêndio em aeroporto

Horas após o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, fugir do país na manhã deste domingo (15) rumo ao Uzbequistão, o  grupo fundamentalista Talibã entrou no Palácio Presidencial, em Cabul. As imagens foram reproduzidas pela rede de TV Al Jazeera, do Catar.

Cercada por dezenas de combatentes armados, a liderança do grupo fez um pronunciamento à mídia afegã do gabinete presidencial informando que já controlam todo o território afegão. 

“O ex-presidente afegão deixou o país”, disse Abdullah Abdullah, chefe do Conselho para a Reconciliação Nacional, em um vídeo em sua página no Facebook. Ghani partiu em um avião para o Uzbequistão com sua esposa e dois assessores próximos.

Segundo relatos de combatentes às rede de TV internacionais, os membros do talibã não farão qualquer tipo de violência contra cidadãos que queiram deixar Cabul.

Um alto funcionário militar americano disse à agência de notícias Associated Press que o aeroporto internacional de Cabul foi fechado para voos comerciais.

A embaixada dos Estados Unidos na capital afegã fez um apelo para que todos os cidadãos americanos deixem o país imediatamente. O corpo diplomático divulgou ainda que há relatos de chamas no aeroporto da cidade.

“A situação de segurança em Cabul está mudando rapidamente, inclusive no aeroporto. Há relatos de incêndio no aeroporto; assim, instruímos os cidadãos dos EUA que se abriguem no local”, afirma o aviso.

Membros do Talibã dentro do Palácio Presidencial, em CabulReprodução/Reprodução
- Advertisment -

Ultimas Notícias

Restos mortais de vítimas do 11 de setembro são identificados após 20 anos

Por 20 anos, o consultório médico legista da cidade de Nova York conduziu discretamente a maior investigação de pessoas desaparecidas já realizada no país —...

‘Ajudei a redigir o documento pacificando as relações entre os Poderes’, diz Michel Temer

O esboço da carta à nação publicada nesta quinta-feira, 9, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como uma forma de trégua entre os Poderes...

Homem mata colega, joga o corpo na praia, mas guarda o pênis em uma panela

Um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Civil na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, depois de matar um...

Governo anuncia o fim dos bloqueios de caminhoneiros em rodovias federais

O governo anunciou nesta quinta-feira, 9, que não há mais bloqueios de caminhoneiros em rodovias federais. Segundo um boletim divulgado pelo Ministério da Infraestrutura,...