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segunda-feira, maio 16, 2022
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NPS: métrica importante para fidelizar clientes

O empresário Marco Antonio Carbonari comenta que se você nunca ouviu falar ou nunca utilizou o NPS, uma métrica super importante para qualquer empresa, chegou a hora de saber um pouco mais sobre ela. Para o empresário, não há melhor maneira de medir a satisfação e confiança dos seus produtos e serviços e, dessa maneira consequentemente, fidelizar seus clientes.

Antes de mais nada, Marco Antonio Carbonari explica que você pode até nunca ter visto essa métrica com o nome de NPS, mas certamente já participou de avaliações propostas por elas ou já a aplicou em sua empresa. Sendo assim, se você está curioso e quer saber mais sobre ela, não deixe de ler este artigo até o final.

Entenda o que é NPS

Se você não sabe, NPS é a sigla para Net Promoter Score, que pode ser traduzida como algo parecido com “pontuação líquida do promotor”, ou, como é popularmente conhecido, “nota de pesquisa de satisfação”. Mas, Marco Antonio Carbonari explica que independente de sua tradução, o que realmente importa saber é para o que serve: trata-se de uma métrica que mede o grau de satisfação e lealdade dos clientes de uma empresa.

Na prática, Marco Antonio Carbonari explica que essa métrica funciona, basicamente, através daquela pergunta básica que recebemos de uma determinada empresa ao consumir um produto ou serviço: “numa escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa a um amigo ou familiar?”.

Na prática, como ajuda na fidelização de clientes?

Marco Antonio Carbonari explica que ao aplicar o NPS, uma empresa obtém a opinião de seus clientes, não é mesmo? Se a resposta for negativa, é possível, ainda, perguntar o porquê disso ao consumidor, o que ajuda para que as empresas analisem, avaliem e façam modificações, caso necessárias, em seus produtos ou prestações de serviços.

Além disso, o NPS é capaz de justificar às empresas o motivo de seus crescimentos e bons resultados, por exemplo. O motivo para isso é simples e Marco Antonio Carbonari explica: uma vez que seus consumidores confiam no trabalho da sua empresa, a chance deles a recomendarem para alguém com quem se relacionam afetivamente é grande. Logo, aplicar o NPS é indispensável.

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