28.4 C
Brasil
quinta-feira, julho 7, 2022
spot_img
InícioBrasilVai viajar? Passagem aérea foi item que mais subiu na prévia da...

Vai viajar? Passagem aérea foi item que mais subiu na prévia da inflação de maio; veja as maiores altas

As férias do meio de ano estão chegando, mas está ficando ainda mais difícil viajar: depois da disparada dos preços dos combustíveis, agora é a vez da alta das passagens aéreas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) divulgados nesta terça-feira (24) mostram que as passagens de avião tiveram alta de 18,40% este mês – a maior variação entre os itens pesquisados na composição do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do país.

Em 12 meses, o item quase dobrou de preço: a alta foi de 89,19%, perdendo só pra disparada dos preços da cenoura, de 146,31%.

Alimentos seguem em alta
Se para quem queria viajar ficou mais difícil, para quem só precisa colocar comida na mesa também não está mais fácil. A inflação dos alimentos ficou em 1,52% no mês, abaixo dos 2,25% de abril, mas a maior taxa para um mês de maio nesta década.

Os alimentos também são sete dos dez itens que mais subiram no mês. A batata-inglesa, por exemplo, ficou 16,78% mais cara, enquanto a cebola subiu 14,87%. Maracujá (14,49%), pimentão (11,91%), banana-da-terra (11,46%), açaí (11,21%) e leite longa vida (7,99%) completam a lista das maiores altas.

Entre os 50 itens que mais subiram, chama atenção também a alta de vários medicamentos, depois que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou alta de até 10,89% nos preços dos remédios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias