36.9 C
Brasil
domingo, setembro 19, 2021
Início Notícias Aprenda sobre o vinho rosé - Marco Antonio Carbonari

Aprenda sobre o vinho rosé – Marco Antonio Carbonari

O vinho rosé é uma variação do vinho que combina perfeitamente com climas quentes e é o queridinho para consumo durante o verão. Esse tipo de vinho tem como característica a leveza e o frescor. Para falar mais sobre essa bebida, nós convidamos o especialista Marco Antonio Carbonari que tem mais de 15 anos no mercado de produção de vinhos, além de proprietário da vinícola Villa Santa Maria.

Marco Antonio Carbonari explica que o vinho rosé se coloca sensorialmente entre o branco e o tinto, é mais do que apenas uma mistura de vinhos, começando pela excepcional fermentação que pode consistir em três técnicas: maceração curta, corte ou sangria.

MACERAÇÃO CURTA: No processo, explica Marco Antonio Carbonari, as uvas são delicadamente esmagadas para que o suco seja extraído. A maceração determina a coloração do vinho, sendo imprescindível que o suco evite contato com as cascas, permitindo somente que adquira a tonalidade rosada.

CORTE: Mais conhecido por “Blend” ou “Assemblage”, o método mistura vinhos tintos e brancos, necessitando muita cautela para que haja harmonia entre os sabores.

Marco Antonio Carbonari explica que essa técnica é mais utilizada para produzir vinhos rosés de qualidade duvidosa ou espumantes rosados.

SANGRIA: Marco Antonio Carbonari revela essa como a mais rara das três, porém a que produz vinhos de maior qualidade. Consiste que durante o processo de fermentação do vinho tinto, cerca de 10% do vinho é retirado (sangrado) para outro recipiente e sendo fermentado individualmente.

Marco Antonio Carbonari conta que o vinho rosé se destaca por sua acidez que se dá pelo fato da uva ter sido colhida mais cedo, contrárias às uvas que são utilizadas na produção do vinho tinto que precisam estar maduras para a colheita. Isso interfere não só no sabor mas também na coloração.

Concluindo, Marco Antonio Carbonari aproveita para convidar todos os amantes da bebida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, que possui um cardápio excepcional. Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Restos mortais de vítimas do 11 de setembro são identificados após 20 anos

Por 20 anos, o consultório médico legista da cidade de Nova York conduziu discretamente a maior investigação de pessoas desaparecidas já realizada no país —...

‘Ajudei a redigir o documento pacificando as relações entre os Poderes’, diz Michel Temer

O esboço da carta à nação publicada nesta quinta-feira, 9, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como uma forma de trégua entre os Poderes...

Homem mata colega, joga o corpo na praia, mas guarda o pênis em uma panela

Um homem de 48 anos foi preso pela Polícia Civil na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, depois de matar um...

Governo anuncia o fim dos bloqueios de caminhoneiros em rodovias federais

O governo anunciou nesta quinta-feira, 9, que não há mais bloqueios de caminhoneiros em rodovias federais. Segundo um boletim divulgado pelo Ministério da Infraestrutura,...