22.6 C
Brasil
quinta-feira, dezembro 9, 2021
spot_img
InícioBrasilMarco Antonio Carbonari fala um pouco sobre o vinho que caiu no...

Marco Antonio Carbonari fala um pouco sobre o vinho que caiu no gosto das pessoas: o vinho rosé

O vinho que não é nem branco e nem tinto virou o novo queridinho do momento. O dono da vinícola Villa Santa Maria Marco Antonio Carbonari fala um pouco sobre como essa bebida leve e refrescante, de fácil harmonização, servido em qualquer parte da refeição, se tornou tão popular.

O primeiro ponto que faz o vinho ter tanta especulação é por meio da sua criação e da sua cor. Para obter esse feito é possível que o enólogo desenvolva a técnica de algumas formas, a depender do seu objetivo final. Dentre os jeitos, a maceração curta é a mais comum. Este método consiste em manter o mosto em contato com a casca da uva por determinado tempo, pois é isso que irá dar a coloração e a intensidade final da bebida. Outra maneira é o corte, onde os vinhos brancos e tintos já prontos são cuidadosamente misturados para formar o vinho rosé. Já a última técnica leva o nome de sangria que, durante o preparo do vinho tinto, uma parte do suco é retirado para ser transformado em um rosé. As melhores uvas para a elaboração deste vinho são, dentre outras, as clássicas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Na maioria das vezes, os rótulos desse tipo de vinho são feitos para um tempo de guarda menor, uma vez que são frescos e ácidos, precisam ter consumo rápido, por isso são considerados vinhos jovens. Então, para escolher um bom exemplar de vinho rosé, o especialista em vinho Marco Antonio Carbonari explica que é preciso procurar por garrafas com safras de até 3 anos.

Outro ponto significativo do vinho é a sua estrutura gustativa, pois capacita a harmonização com pratos mais estruturados, onde nem o vinho branco e nem o tinto se encaixariam como, por exemplo, saladas, comida japonesa, pizza e carnes brancas. Para valorizar ainda mais a leveza e o frescor, o ideal é que seja servido entre 8 e 12°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias