21.3 C
Brasil
domingo, novembro 28, 2021
spot_img
InícioNotíciasMarco Antonio Carbonari expõe o charme e a força da uva Chardonnay

Marco Antonio Carbonari expõe o charme e a força da uva Chardonnay

A uva Chardonnay é uma das mais apreciadas uvas em todo o mundo, responsável por ser a matéria prima de excelentes espumantes, nunca sairá de moda, relata Marco Antonio Carbonari, especialista em vinhos e dono de uma das melhores vinícolas do Brasil: a Villa de Santa Maria, localizada em São Bento de Sapucaí.

Com origem francesa, estudos envoltos em análises de DNA sugerem que a Chardonnay é, na verdade, uma junção de duas espécies de uvas: Gouais e Pinot Blanc. Uma das principais regiões de plantio desta uva está localizada na Borgonha, na França, local de seu nascimento, todavia está difundida em diversas regiões espalhadas pelo mundo.

A espécie é uma das mais plantadas no mundo inteiro, por sua facilidade de adaptação a diversos climas e solos, salvo exceções. Vale ressaltar, no entanto, que difere o local, difere o resultado na colheita, visto que influencia e muda o resultado final, salienta Marco Antonio Carbonari. Então, se trata de uma uva clássica e muito difundida no mundo todo, porém com particularidades regionais.

Como mencionado anteriormente, a Chardonnay é fortemente produzida na região da Borgonha, na França, porém, há o cultivo dela em diversos países como Estados Unidos da América, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia e em cada região há suas singularidades. No Brasil, há  cultivo no Vale dos Vinhedos, região localizada no Rio Grande do Sul, com enfoque em espumantes e no resto do país em vinhos suaves.

Acerca das características em relação aos vinhos propiciados pela uva Chardonnay, são vinhos encorpados e envelhecidos. Circula uma famosa expressão que diz o seguinte: “a Chardonnay é a uva mais tinta das uvas brancas”, devido a essas características mencionadas. Marco Antonio Carbonari, destaca a dualidade: de notas suaves às mais fortes, Chardonnay é um bálsamo forte; beleza e sabor incomparável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias