22.3 C
Brasil
quinta-feira, dezembro 9, 2021
spot_img
InícioNotíciasMarco Antonio Carbonari exibe as maiores características da uva Cabernet Sauvignon

Marco Antonio Carbonari exibe as maiores características da uva Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma das mais difundidas espécies de uvas ao redor do mundo em se tratando de vinhos, é o que diz o especialista em vinhos, Marco Antonio Carbonari. Com origem em Bordeaux, na França, a espécie reúne um sabor forte e encorpado em sua composição e é conhecida por ser fonte primária dos melhores vinhos tintos disponíveis no mercado.

Como dito anteriormente, tem sua origem em Bordeaux, na França, cuja cidade é conhecida por ser uma região vinícola famosa. É originária do cruzamento das espécimes: Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, isto ratificou-se, em 1997, após testes de DNA realizados na Universidade da Califórnia.

No Brasil, a Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais difundidas, ficando par a par com a Merlot, porém, possui diferenças, é claro, em relação ao seu resultado visto que o plantio em diferentes lugares resultam em diferentes colheitas. Há instalado dois pólos centrais de plantio, um no sul e um no nordeste. Por conta das características regionais, as uvas sofrem alteração no que diz respeito à coloração, sabor e concentração, diz o especialista Marco Antonio Carbonari.

No sul podemos encontrar diferentes segmentos, por exemplo na Serra Gaúcha extratos com menor teor alcoólico e cores mais vívidas, já em Santa Catarina, uma acidez mais forte, juntamente com taninos fortes (são polifenóis de origem vegetal que atuam como instrumento de defesa). Contudo, no Nordeste, onde há a presença de temperaturas elevadas, a Cabernet Sauvignon necessita de uma outra espécie para elevar sua cor, sendo esta, a cepa com maior peso comercial no mercado brasileito.

Como dito acima, acerca dos taninos fortes, é esta uma característica marcante da CS. Possuindo uma polpa pequena e a casca grossa, está presente alta concentração de tanino visto que, quanto mais grossa a casca, maior a quantidade de tanino, afirma o especialista em vinhos Marco Antonio Carbonari.

A CS é facilmente incorporada a outras espécies, se dá muito bem com praticamente todas elas, tornando-se, assim, uma uva de fácil trato e cuidado. Além de produzir vinhos fortes e encorpados, é conhecida por se adaptar bem a barris compostos por carvalho e por ter seu processo de colheita tardio.

Se interessou sobre a Cabernet Sauvignon? Então, não perca tempo! Para maiores informações, acesse o site da vinícola de Carbonari: villasantamaria.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Ultimas Notícias