31.4 C
Brasil
quarta-feira, novembro 25, 2020
Início Mundo Acompanhe em tempo real a eleição à Presidência dos EUA

Acompanhe em tempo real a eleição à Presidência dos EUA

Os Estados Unidos foram às urnas nesta terça-feira, 3, para escolher o próximo presidente do país. A disputa entre o atual presidente americano, o republicano Donald Trump, e seu adversário, o democrata Joe Biden, deve ser acirrada, principalmente nos chamados swing states, ou estados-pêndulo, capazes de oscilar a contagem de votos do Colégio Eleitoral.

Nesse sistema, cada estado recebe um certo número de votos baseado no tamanho de sua população. Há 538 votos em disputa, e o vencedor precisa receber 270 deles ou mais. Abaixo, acompanhe em tempo real a apuração dos votos por estado, conforme informações forem disponibilizadas.

!function(e,i,n,s){var t=”InfogramEmbeds”,d=e.getElementsByTagName(“script”)[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement(“script”);o.async=1,o.id=n,o.src=”https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js”,d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,”infogram-async”);

A votação foi encerrada em Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia, Virgínia Ocidental e Geórgia, um reduto vermelho sólido que os apoiadores de Biden esperam pintar de azul.

As grandes redes projetaram uma vitória de Trump em Indiana, Kentucky e Virgínia Ocidental, o que lhe daria um total de 24 votos eleitorais dos 270 necessários para a vitória, segundo o sistema americano de votação universal indireta, em que o voto popular se traduz em delegados de um Colégio Eleitoral. As redes também previram uma vitória de Biden em Vermont e Virgínia, o que se traduz em 16 votos eleitorais.

Continua após a publicidade

Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 12 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Tennessee e Virgínia Ocidental – estados em que ele venceu em 2016.

Biden venceu em 13 estados, incluindo seu reduto, Delaware, e Nova York, com seus 29 votos ao colégio eleitora, e o Distrito de Columbia, com 3 votos, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.

Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de estados considerados campos de batalha nestas eleições.

“ESTAMOS MUITO BEM EM TODO O PAÍS. OBRIGADO!”, tuitou Trump, que acompanhava da Casa Branca os resultados. Antes, disse não estar pensando no discurso de derrota ou vitória. “Ganhar é fácil. Perder nunca é fácil, pelo menos para mim”, declarou em Arlington, Virgínia.

Biden também se mostrou confiante, embora tenha dito ser supersticioso e preferido não antecipar nenhum resultado. “O que ouvi é que há uma participação esmagadora, especialmente de jovens e mulheres, negros”, disse em Wilmington, Delaware, onde reside, o que considerou “um bom presságio”.

O ex-vice-presidente de Barack Obama conta com 51,2% de pessoas o apoiando diante dos 44% do atual presidente, e tem uma liderança de 2,3 pontos percentuais em estados-chave para vencer a eleição, segundo a média das pesquisas feitas pelo RealClearPolitics.

Continua após a publicidade

- Advertisment -

Ultimas Notícias

Cobasi faz Black Friday com descontos de até 70% em produtos para pets

Neste mês, a Cobasi oferece, em suas lojas físicas e no site, ofertas para os tutores de animais de estimação economizarem com os mais...

Dólar mantém viés de queda e chega a R$ 5,31 com cenário internacional; Ibovespa segura 109 mil pontos

A euforia nos mercados internacionais com o início da transição de poder na Casa Branca, divulgação de nomes que irão compor a administração de...

Denilson abre o coração e homenageia o sogro, Seu Francisco

Denilson, esposo de Luciele Di Camargo, postou fotos de momentos com Seu Francisco (Imagem: Reprodução / Instagram) Denilson não deixou de prestar sua homenagem a...

Número de casos de síndrome respiratória aguda grave volta a crescer em novembro, alerta Fiocruz

O último boletim de monitoramento semanal Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira, 25, mostra um aumento no número de casos de...