O Uber se tornou um dos principais meios de transporte para muita gente e de trabalho para tantas outras pessoas. A popularidade do app de mobilidade faz com que, diariamente, milhões de motoristas ao redor do mundo transportem passageiros, em uma relação que nem sempre é amena. Assim como há muitas reclamações de usuários a respeito dos condutores, estes frequentemente se queixam dos modos de quem entra e sai de seus carros. Abaixo, o TechTudo listou nove atitudes que podem irritar motoristas do aplicativo, segundo os próprios condutores. Muitas delas são feitas de forma impensada ou sem querer, mas acabam atrapalhando o dia a dia de quem precisa do carro para trabalhar.

O que é Uber Rewards? Conheça o programa de fidelidade do aplicativo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Deixar o motorista esperando

Ninguém gosta de esperar, e isso se aplica aos motoristas do Uber. Para eles, o atraso de um passageiro tem um peso considerável: pode ser a diferença entre pegar ou perder uma próxima corrida. Em um trabalho em que se ganha por produtividade, os atrasos dos clientes podem significar receber menos.

2. Sujar ou molhar o carro

Entrar no carro molhado de praia, com o calçado sujo de lama ou comer algo que esfarela no banco são atitudes que alguns passageiros do Uber frequentemente têm. Isso incomoda porque a sujeira pode desagradar o próximo passageiro, e, potencialmente, resultar em uma nota baixa para o profissional.

Para evitar retaliações no app, os motoristas acabam tendo que limpar o carro por conta própria ou seja, gasto de dinheiro e mais tempo parado, resultando em não pegar corridas. Por conta disso, o aplicativo prevê que o condutor cobre uma taxa de limpeza do passageiro.

3. Consumir bebida alcoólica durante a corrida

Oferecer água aos passageiros foi uma das novidades pelas quais os motoristas do Uber ficam conhecidos. Se beber líquidos em geral não costuma ser um problema para quem usa o carro para trabalhar, o mesmo não se pode dizer de bebidas alcoólicas.

A grande questão é que esse tipo de bebida possui cheiro forte. Se cair no banco, mesmo que pouco, o motorista terá que fazer uma limpeza profissional e aguardar até que o odor saia completamente. Caso contrário, o próximo passageiro pode pensar que o motorista está dirigindo alcoolizado, o que pode resultar em uma remoção imediata da plataforma.

4. Comer algo de cheiro forte no carro

Um salgadinho de queijo, peixe ou qualquer outra comida de cheiro forte deve ser evitada dentro do Uber. O motivo é uma variação das situações elencadas acima: o carro vai ficar fedendo e isso irritará os próximos passageiros. Para evitar esse cenário, o motorista se vê obrigado a esperar até que o cheiro passe, e eventualmente precisa fazer uma limpeza para isso.

Outro incômodo neste sentido é que a pessoa dirigindo o Uber pode ainda não ter parado para comer naquele dia, e todo mundo sabe como é ruim ter alguém comendo ao seu lado quando se está com fome.

5. Bater a porta com força

Não é preciso trabalhar com o Uber para se irritar com quem sai do seu carro batendo a porta com força. Os passageiros costumam fazer isso sem querer na maioria das vezes, mas ainda assim vale ter atenção na hora de sair do transporte e fechar a porta com cuidado.

6. Pedir para o motorista esperar enquanto vai a algum lugar

Se você precisa parar em um posto de conveniência, farmácia ou algo semelhante, encerre a corrida e depois peça outro carro no app. Pedir para o motorista esperar faz com que ele perca tempo e, no Uber, isso significa perder dinheiro.

7. Colocar o local de partida/destino errado

Quando o passageiro coloca o local de partida errado, a consequência óbvia é que o motorista vai ficar esperando no lugar errado até que o mal-entendido seja desfeito. Além do efeito indesejado de pegar menos corridas por conta da espera, o condutor do Uber ainda vai ter que gastar combustível para ir do ponto equivocado até onde o usuário efetivamente está um trajeto não remunerado, vale lembrar.

Inserir o destino errado tem os mesmos resultados, com um agravante: já dentro do carro, o passageiro costuma ficar irritado e frequentemente discute com o motorista. Para evitar essa situação, sempre verifique os endereços antes de confirmar a corrida.

8. Pedir para transportar mais gente do que cabe no carro

Não, seu amigo não pode sentar no colo. Esse tipo de pedido é bastante irritante para os motoristas do Uber, já que essa prática infringe as leis de trânsito e ele pode acabar levando uma multa por conta dos passageiros. Se há mais gente do que assentos no carro, chame outro veículo para dividir a tripulação.

O melhor guia ao usar o Uber é o bom senso. Ser grosseiro causa desconforto a qualquer pessoa, dentro e fora dos carros dos aplicativos de corrida. Caso não queira conversar durante o trajeto, basta comunicar essa preferência com o motorista de forma educada, sem precisar responder de forma rude.

Via Business Insider e Quora

uberAIR: conheça carro voador da Uber que será testado no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui