Neste sábado (12), o juiz Fábio Cordeiro de Lima, da Justiça Federal de Sergipe, aceitou a solicitação do Ministério Público Federal sergipano que obriga governo federal a adotar medidas de proteção às praias do estado, que sofrem com manchas de óleo. A informação é do site Congresso em Foco.

O prazo para que a gestão Bolsonaro (PSL) apresente as ações é de 48 horas.

O MPF entendeu que as medidas adotadas atualmente não são suficientes para conter o avanço dos danos do desastre ambiental. Segundo o procurador Ramiro Rockenbach, o poder público não estaria empregando todos os esforços necessários para minimizar os danos causados pelo derramamento.

Para Rockenbach, como a causa do acidente não foi identificada, a responsabilidade de proteção do meio ambiente e da saúde da população é da União.

Durante a semana, o presidente Jair Bolsonaro disse ter “quase certeza” que o vazamento de óleo foi criminoso. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, corroborou a tese e disse que navios venezuelanos foram causadores do acidente.

Desde o fim de agosto vêm aparecendo manchas no litoral nordestino. O problema atinge os nove estados da região e já tem afetado o ecossistema marinho. Segundo ambientalistas, é um desastre ambiental sem precedentes, mas que aconteceu há mais de um mês sem explicações.

Ainda não se sabe a origem do óleo que já provocou a morte de tartarugas, aves e peixes e tem manchado as praias que antes serviam de sustento para quem vive da pesca e do turismo. O Ibama, a Polícia Federal e as secretarias estaduais de Meio Ambiente estiveram envolvidos na investigação do caso.

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui